3 formas diferentes de cozinhar um ovo | Nutrição

Porque o humilde ovo não é um alimento mais: mas que é um dos reis da cozinha. Uma gema dourada, pochada e cortada sobre um prato de legumes ou uma torrada recém-feita é um manjar de deuses. E, além disso, é benéfico para o corpo, porque um ovo grande contém um mínimo de seis gramas de proteínas de boa qualidade, o que poderia explicar porque comer ovos para o café da manhã pode ajudar a emagrecer. Possui também as saudáveis gorduras omega-3, como as vitaminas essenciais e antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. E como se isso não bastasse, o alimento pode ajudar a ampliar o repertório de pratos deliciosos e rápidos! Sem muito esforço. Então prepare-se, porque a aula de culinária para aprender a cozinhar menus com os que conquistar começa já.


Café Da Manhã: Shakshuka


Ingredientes: (Para quatro pessoas)
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola grande cortada
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de chá de cominho moído
1 dente de alho picado
1 colher de chá de colorau
¼ Colher de chá de pimenta de caiena
2 pimentões vermelhos assados e cortados em pedaços
1 lata de tomate picado (incluindo o suco)
8 ovos grandes
¼ De xícara de folhas de coentro, picados, para dar o toque final
1 copo de folhas de salsa picadas, para dar o toque final


Preparação:
Pré-aquece o forno a 200ºC. Em uma frigideira grande e apta para o forno, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Adicione a cebola e sofríela até que amacie, de cinco a oito minutos.
Adicione o concentrado de tomate e cuécelo até que se escureça levemente, cerca de dois minutos. Coloque o cominho, o alho, o colorau e o pimento e deixe refogar uns 30 segundos. Adicione os pimentões vermelhos e o tomate picado com o suco. Rehógalo dois minutos e temperado com sal e pimenta a gosto.
Com a parte inferior de uma colher, faça oito buracos no molho de tomate e casca de um ovo em cada um. Coloque a frigideira no forno e assar até que a clara de ovos é frutificação mas tendo o cuidado de deixar as pontas soltas, o que serão uns cinco minutos. (Se quiser que as gemas estejam duras, espera dois minutos mais). Polvilhe com coentro e salsa para dar o toque final.
Por porção: 250 calorias, 13 gramas de gorduras (3,5 gorduras saturadas), 17 gramas de carboidratos, 4 gramas de fibra, 630 miligramas de sódio e 15 gramas de proteínas.


Almoço: Ovos estrelados com legumes e alho


Ingredientes: (Para quatro pessoas)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 punhados grandes de legumes (acelga, berzas ou mostarda) sem caule e com as folhas cortadas
4 dentes de alho laminados
½ Xícara de tomates cereja cortados ao meio
4 ovos grandes


Preparação:
Aquece-se uma colher de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Despeje as verduras e sofríelas, mexendo com frequência, até que comecem a amolecer, durante 10 minutos aprox.
Adicione o alho e os tomates e continue fritando até que o alho comece a dorarse, cerca de cinco minutos. Reparte os legumes em quatro pratos. Limpa frigideira.
Volte a aquecer a frigideira em fogo médio, coloque o restante do óleo e a casca dos ovos na frigideira. Adicione uma colher de sopa de água e cubra a frigideira com uma tampa durante três minutos aprox. Remova a tampa e continue cozinhando até que as claras fiquem feitas, mas as pontas estão líquidas, um minuto mais ou menos. Coloque um ovo em cada prato, sobre os legumes e, pronto!
Por porção: 170 calorias e 12 gramas de gordura (2,5 a partir de gorduras saturadas), 8 gramas de carboidratos, 400 miligramas de sódio, 3 gramas de fibras e 9 gramas de proteínas.


Jantar: Linguine à carbonara


Ingredientes: (Para quatro pessoas)
340 g de linguine
1 fatia grossa de bacon cortada
2 ovos grandes, mais duas gemas de ovo
½ Xícara de queijo pecorino ralado fino
½ Xícara de ervilhas frescas (ou congelados)
¼ De xícara de folhas de manjericão picadas, para dar o toque final


Preparação:
Coza a massa de acordo com as instruções do fabricante e reserve uma xícara da água de ferver.
Frite o bacon até que fique crocante. Em um recipiente fundo que suporta bem o calor, bate os ovos, as duas gemas extras e o queijo.
Adicione o bacon frito (incluindo a gordura), as ervilhas e meia xícara de água, ferver a massa no recipiente onde tiver batido com os ovos e o queijo, mexendo bem. Adicione o macarrão escorrido e remove com vigor para que fique coberta por molho (o calor residual para acabar de cozer os ovos sem que sejam mexidos). Facilita o molho com mais água de ferver a massa, se necessário. Decore o prato com o manjericão.
Por porção: 500 calorias, 15 gramas de gorduras (7 gramas de gordura saturada), 64 gramas de carboidratos, 550 miligramas de sódio, 2 gramas de gorduras de fibra e 23 gramas de proteínas.


Se voce estiver sem tempo habil para realizar esta alimentação, veja mais nosso post: Suplementação saudável com Alfacaps